Vacas felizes: Manejo garante bem-estar animal na Fazendo Boa Fé

Vacas felizes: Manejo garante bem-estar animal na Fazendo Boa Fé

Vacas felizes: Manejo garante bem-estar animal na Fazendo Boa Fé 

A Fazenda Boa Fé, em Conquista, MG, produz cerca de 10.500 litros de leite por dia, com 380 vacas em lactação. A propriedade, que sempre foi uma referência na produção intensiva de leite e agora também se destaca com seu mais novo projeto: a integração lavoura-pecuária-floresta.

Nesse contexto, a Fazenda Boa Fé está cada vez mais comprometida com o bem-estar animal. O objetivo da fazenda é produzir obtendo resultado econômico, mas sempre proporcionando o máximo de bem-estar, não apenas para os animais, mas também, para as pessoas e para o ambiente.

Vacas felizes
A Fazenda Boa Fé quer que os animais produzam com qualidade, mas sentindo-se bem, ou seja, quer ter vacas felizes.
Confira abaixo algumas ações práticas tomadas pela fazenda para alcançar esse objetivo:

1) Conscientização e treinamento da equipe
A equipe precisa estar ciente de que os animais devem ser tratados com carinho e dedicação, sem brutalidade, gritos ou pancadas, ou seja, o manejo precisa ser muito tranquilo.
Dessa forma, é muito importante que todos os colaboradores tenham consciência, em primeiro lugar do que deve ser feito, para que, por sua vez, fique muito claro quais são as condutas terminantemente proibidas dentro da fazenda (qualquer tipo de tratamento violento).

2) Cuidados especiais após o nascimento da bezerra
O momento de nascimento e separação da mãe é um momento delicado para as bezerras. Assim, o manejo tranquilo e o trato correto dos animais nesse momento são muito importantes para que a bezerra possa se desenvolver adequadamente. 

3) Mochação com anestesia e analgesia
A mochação na Fazenda Boa Fé é feita a ferro quente, mas sempre com o uso de anestésico e analgésico, para que os animais não sintam dor.

4) Uso de agulhas descartáveis
Todos os medicamentos e vacinas aplicados nos animais são feitos com seringas com agulhas descartáveis, além de todos os procedimentos de limpeza e higienização do local de aplicação para evitar qualquer tipo de inflamação ou infecção local.

5) Manutenção do ambiente sempre limpo e sem moscas
O ambiente da Fazenda Boa Fé está sempre limpo, com especial atenção à questão do lixo, para evitar doenças nos animais e a proliferação de moscas.

6) Projeto zero ocitocina
A fazenda considera que a sala de ordenha deve ser um local prazeroso para os animais, onde não devem receber injeções e agulhadas. Por isso, a Fazenda Boa Fé não faz aplicações de ocitocina na sala de ordenha.

7) Lotes bem apartados e sem competição
A Fazenda Boa Fé cuida constantemente da questão da competição entre os animais, fazendo uma boa apartação dos lotes, evitando que animais dominantes impeçam outros animais de se alimentar ou se hidratar corretamente.

8) Manejo muito tranquilo
A fazenda utiliza um manejo muito tranquilo, sempre feito através de palmas ou, no máximo, com a utilização de bandeiras brancas para sinalização.

9) Sombreamento
A fazenda proporciona sombra aos animais.

10) Cuidado com o acesso aos alimentos e à água
Seja no pasto, seja no cocho, que deve ser bem dimensionado, a fazenda cuida para que haja livre acesso dos animais. Isso é especialmente importante para o acesso à água, com espaço e vazão adequados para correta hidratação dos animais.

11) Fornecimento de alimentação com fibras longas
A fazenda atenta-se à questão das fibras, do bom funcionamento do rúmen dos animais, bem como de seu conforto digestivo.

12) Manejo de dejetos
A fazenda cuida para limpar sempre os dejetos, mantendo o local onde ficam os animais limpos, sem barro.

Animais felizes deixam as pessoas felizes e geram melhores resultados para a fazenda!

Sob a gestão do engenheiro agrônomo, Jônadan Ma, a fazenda faz parte do Grupo Araunah, empresa familiar fundada pelo Sr. Ma Shou Tao (in memoriam). Confira no link abaixo um vídeo onde ele explica sobre a preocupação com o bem-estar dos animais da fazenda:

Fonte: MilkPoint